segunda-feira, 6 de julho de 2009

Instituto Ethos lança versão 2009 dos Indicadores Ethos de RSE

EM: http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/2629/servicos_do_portal/noticias/itens/instituto_ethos_lanca_versao_2009_dos_indicadores_ethos_de_rse_.aspx

A ferramenta foi adotada pelo Programa Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial (Plarse) e está sendo adaptada ao contexto sociopolítico de cada um dos países participantes.

Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial 2009 já estão disponíveis para preenchimento. Ferramenta de autoavaliação e aprendizado no que diz respeito à incorporação de práticas de responsabilidade social na gestão empresarial, os Indicadores Ethos auxiliam as empresas na identificação de questões críticas e no gerenciamento dos impactos socioambientais decorrentes de suas operações.

A versão 2009, que mantém o conteúdo anterior, marca oficialmente a adoção dos Indicadores Ethos pelo Programa Latino-Americano de Responsabilidade Social Empresarial (Plarse), iniciativa conjunta do Instituto Ethos com o Forum Empresa, a Fundação Avina e a Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento (ICCO). Atualmente são sete as organizações participantes do Plarse: Adec (Paraguai), Ceres (Equador), Coborse (Bolívia), Iarse (Argentina), Instituto Ethos (Brasil), Perú 2021 (Peru) e Unirse (Nicarágua).

O programa tem como objetivo fortalecer o movimento de RSE em países da América Latina pela troca de conhecimento e experiência entre as organizações participantes e a consolidação de parcerias para que projetos de RSE sejam disseminados. Os Indicadores Ethos de RSE são um desses projetos e vêm sendo adaptados ao contexto sociopolítico de cada um dos países. Essa adaptação segue a mesma estrutura conhecida dos Indicadores Ethos, o que faz com que os usuários brasileiros não sejam afetados por esse processo.

Todas as organizações participantes terão uma base geral dos Indicadores de RSE, que será comum a todos os países, e uma base específica, exclusiva por país. Essa construção vem sendo feita conjuntamente, com apoio técnico do Instituto Ethos, e permite que as empresas usem os Indicadores de RSE tendo como parâmetro de comparação não apenas as empresas locais, mas também as empresas no âmbito latino-americano.

O prazo de preenchimento dos Indicadores Ethos de RSE 2009 e dos Indicadores Ethos-Sebrae de RSE 2009 vai até 30 de abril de 2010. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário