quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Setor de telecomunicações aprova protótipo de carregador universal para celulares

Setor de telecomunicações aprova protótipo de carregador universal para celulares

Escrito por Fernanda Dalla Costa

A União Internacional de Telecomunicações (ITU em inglês) aprovou um protótipo universal de carregador para celulares energeticamente mais eficiente, antecipando em quase dois anos o início de um programa para reduzir emissões de CO2 e descartes dos periféricos pela indústria, a entidade anunciou em comunicado à imprensa.

O protótipo, que funciona por meio de um cabo micro-USB, deve ser disponibilizado aos fabricantes até o final de junho de 2010, informou um representante da indústria à rede britânica de notícias BBC.

Segundo reportagem da Revista Sustentabilidade, o início do programa foi anunciado no segundo trimestre de 2009 com estimativas de que o modelo universal estaria pronto em três anos.
Além de poder ser usado em todos os tipos de aparelhos para telefonia móvel, o carregador deverá usar um terço da energia utilizada pela maioria dos similares atuais.

A GSM Association, grupo internacional de operadoras e fabricantes de telefonia móvel, prevê que a medida gere uma redução de 50% no consumo de energia no mundo, além de reduzir o volume de carregadores nos aterros e lixões em aproximadamente 51 mil toneladas.

Neste contexto, o Brasil, com seus 165 milhões de aparelhos habilitados, o quinto mercado mundial de celulares, segundo a revista Info Online, poderá se beneficiar com redução da geração de lixo eletrônico.

Para a ITU, o projeto do carregador universal é uma parte fundamental da solução para a mitigação das alterações climáticas e vai ser levada aos fóruns internacionais de negociação sobre mudanças climáticas.


Em: http://www.revistasustentabilidade.com.br/s02/eficiencia-energetica/uniao-internacional-de-telecomunicacoes-aprova-modelo-de-carregador-universal-para-celulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário