terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fórmula 1 Sustentável

Na seqüência da recente turbulência na Fórmula 1 decorrentes do alto custo de funcionamento das equipes de corridas, motor competitivo, patrocinadores e dúvidas na mente sobre o valor comercial do seu envolvimento, a viabilidade das corridas de automóveis está a ser criticamente questionada.

Com isto em mente o Warwick Innovative Manufacturing Research Centre (WIMRC), parte da Universidade de Warwick, estão a tentar provar à indústria automobilística que é possível construir um carro de corrida competitivo utilizando componentes ambientalmente sustentáveis.

O novo carro de corrida WorldFirst é uma forma inteligente de pensamento sustentável. É a primeira fórmula 3 de carro de corrida concebida e realizada a partir de materiais sustentáveis e renováveis.

O WorldFirst carro de corrida de F3 é patrocinado pela Innovative Warwick Manufacturing Research Centre (WIMRC).

Warwick Manufacturing Group (WMG) & Warwick Innovative Manufacturing Research Centre (WIMRC)

Originalmente criado em Outubro de 2001, o Warwick Innovative Manufacturing Research Centre (WIMRC) da Universidade de Warwick desenha sobre os recursos de vários departamentos e aplica design, tecnologia e pesquisa em gestão de problemas difíceis de resolver.

Como o carro de corrida WorldFirst F3, todos os projetos são importantes para fornecer soluções comercialmente viáveis que atendam as necessidades futuras do Reino Unido e das empresas concorrentes no mercado global.

A Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC) financia com o apoio suplementar e colabora no projeto.


Componentes:

Carenagem (parte externa) - a maior parte é de fibra de carbono reciclada, mas também são usados amido de batata e fibra de linho; algumas peças também têm fibra de vidro e resina de garrafas recicláveis.

Assento - espuma de óleo de soja, fibra de linho e poliéster reciclado.

Volante - polímero derivado de cenoura e raízes comestíveis.

Radiador - revestido de um catalisador que converte ozônio em oxigênio.

Lubrificantes - derivados de óleos vegetais.

Motor - modelo de dois litros, movido a biodiesel, mas que também pode funcionar com óleos vegetais e, claro, chocolate.


Em: http://www.sustentabilidades.com.br/curiosidades_7.html
Mais informações em: http://www.worldfirstracing.co.uk/

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