sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reciclar é...

Ontem realizei uma dinâmica com algumas pessoas da empresa para qual trabalho que objetivava a construção do conceito de Desenvolvimento Sustentável do grupo de empregados. No final do expediente, uma de minhas colegas me disse que achou bem interessante o trabalho e que estava começando a repensar na responsabilidade de empresas com a sustentabilidade, já que anteriormente ela achava que esse papo de empresas comprometidas era, como dizemos por aqui, conversa para boi dormir. Tão perigoso isso nos dias de hoje...

Eu retruquei dizendo que, apesar de infelizmente ainda existirem empresas que utilizam a sustentabilidade como forma de vender uma imagem responsável só para sair bem na foto, o número de empresas de fato comprometidas cresce cada vez mais. Vide a guerra dos supermercados pela “foto” mais bonita!

Uns implantam medidas de redução do consumo de sacolas plásticas, outros criam produtos “verdes”. Uns dão créditos aos clientes que usam sacolas reutilizáveis, outros apóiam projetos sociais e criam institutos para gerenciar os programas de Responsabilidade Social Empresarial – RSE.

Mas uma medida é certa e comum a todos: a separação de resíduos! Todos os supermercados participantes dessa corrida rumo à sustentabilidade possuem, na maioria das vezes em seus estacionamentos, coletores para a separação de vidros, plásticos, metais e papel.

Há (pelo menos) duas semanas que ando com meu carro com três sacos de vidro, três de plástico e dois pacotes consideráveis de papel.

Fora o incomodo de ouvir os potes e garrafas de vidro batendo a cada freada, foi um porre ouvir de amigos que meu carro estava uma bagunça, que parecia um carrinho dos catadores de rua, etc.

Finalmente hoje encontrei tempo (e disposição) para passar no supermercado de meu bairro, para descartar o lixo separado. Para minha surpresa os coletores grandes do estacionamento haviam sumido...

Entrei na loja e perguntei para três atendentes sobre os coletores. Eis as respostas:

Pergunta: O que houve com os coletores de reciclagem que ficavam lá fora?

Atendente 1: “ Se não estiverem lá fora é porque não tem mais”
Atendente 2: “ Que coletores?”
Atendente 3: simplesmente apontou para 4 mini lixeiras (do tamanho das de minha casa).

Questionamentos/reações em ordem de acontecimento:

1º Será que os empregados não são treinados para entender a função e objetivo daqueles coletores?

2º Será que os coletores estão em manutenção?

3º Será que essa é uma das empresas que minha colega comentou?

4º Será que os resíduos eram tão poucos que eles reduziram os coletores para mini lixeiras?

5º Não vou deixar meus resíduos aqui! Vou a outro supermercado dar uma olhada para ver se consigo deixar lá.

6º Entrei no carro e no caminho para o trabalho lembrei de uns catadores que acumulam os resíduos perto de uma ponte, onde o caminhão deles para e recolhe os sacos. Fui lá:

Eu: Ei, moço! Vocês querem uns sacos de vidro, plástico e papel que tenho?

Moço: Queremos sim! Pode me entregar!

Eu: Tem umas garrafinhas de plástico que não sei se servem para reciclagem. Veja aí!

Moço: Essas não servem, mas pode deixar que a gente joga no lixo correto! E quando tiver mais garrafas e vidros, pode passar aqui e nos entregar! Obrigado e bom dia!

Eu: Bom dia moço! Bom São João!

Nenhum comentário:

Postar um comentário