sexta-feira, 13 de março de 2009

Óleo das cozinhas soteropolitanas e adjacentes!

Hoje meu colega de trabalho, Rodrigo Berbel[1], me indicou o site da Comanche Clean Energy.

Não sei muito sobre o trabalho da empresa na produção de combustíveis renováveis, mas o que me chamou atenção foi a Campanha Comanche de reciclagem de óleo de cozinha.

Através de folhetos distribuídos em Simões Filhos e Salvador, é ratificada a importância da destinação correta do óleo de cozinha.

Em um país como o Brasil, que produz 9 milhões de litros de óleo de cozinha por ano, é muito importante que as pessoas possam descartar este resíduo de forma correta. O grande problema é que as pessoas, além de não compreenderem as conseqüências de se jogar óleo diretamente no ralo da pia, não sabem que a reciclagem é possível.

Quando jogado no ralo, o óleo segue para as redes de esgoto e é posteriormente despejado, na grande maioria das vezes, em mares e rios. Cada litro de óleo pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água. O acúmulo de óleo nos encanamentos da rede de esgoto pode causar entupimento, impedir o fluxo de resíduos e até mesmo causar rompimentos na rede.

As vezes não nos damos conta das conseqüências de nossos atos cotidianos e por isso seguimos com uma repetição de costumes que não mais podem ser tolerados.

Hoje quando Rodrigo veio me mostrar o folheto da campanha, a primeira pergunta dele foi: o que você faz com o óleo de cozinha produzido em sua casa? Eu, felizmente, pude responder que não produzo óleo, porque não utilizo o produto (não como fritura). No mesmo momento em que respondi a pergunta, lembrei de minha pegada ecológica.

No início da semana refiz o teste da WWF para descobri a minha pegada atual. Apesar de tomar muito cuidado para não impactar o meio ambiente negativamente, ainda uso carro como meu principal meio de transporte, consumo carne e alimentos de origem vegetal e uso ar condicionado freqüentemente. Sabendo das conseqüências desses hábitos, procuro reduzir minha pegada de outras formas (vide Click Árvore).

Em relação ao uso do ar condicionado, preciso dizer que tentei usar o Ecobrisa, mas aqui em Salvador, além de ser muito quente, o clima é úmido e por isso o aparelho não consegue ser tão eficiente como em locais secos. É uma ótima solução para cidades como Brasília.

Voltando à Campanha da Comanche, para quem mora em Salvador, Simões Filhos e entorno, vale a pena checar o site http://comanche.com.br/ ou ligar para 0800 723 1180.

Além de fornecerem os galões plásticos para coleta do óleo, eles fazem a coleta em sua casa!


[1] Rodrigo é técnico agrícola e trabalha como técnico de meio ambiente.

Um comentário:

  1. Oi Lu...

    Fiz o teste de minha Prgada Ecológica e deu que está um pouco acima da capacidade do planeta...
    Se cada pessoa no planeta adotasse o meu estilo de vida, seriam necessárias 2 TERRAS para suprir as necessidades da humanidade.

    Isso que eu não tenho carro, moro em uma cidade pequena e me considero um consumidor consciente...

    Fiquei triste...hehehe...
    bjos.

    ResponderExcluir