quarta-feira, 25 de março de 2009

Universidades organizam brechó social

Recebi ontem a notícia da realização de uma feira de escambo em Salvador. A notícia na integra está logo abaixo. Muito legal!
Para quem não é da cidade, existem outras formas de ações nesse sentido. Já escrevi aqui sobre o Freecycle Salvador, que na verdade é uma rede de doação.
Para quem quer trocar e não doar, existe o Xcambo. Apesar de ter me cadastrado para entender do funcionamento do site, ainda não fiz nenhuma troca e por isso não tenho tanto a dizer. Mas só pela iniciativa, vale uma visita ao site!

_________________________________________________________

Universidades organizam brechó social

Você sabe o que é economia solidária? Pelo sim, pelo não, já pode entrar no "esquema" e, na prática, entender o que significa esse conceito. Basta participar do Brechó Social 2009, evento marcado para um sábado, 9 de maio. Os postos de troca estão abertos e prontos para o escambo.

Separe algumas roupas, calçados e outros produtos novos ou em bom estado de conservação e que não tem mais utilidade para você e, nos postos, receba alguns "grãos", moeda de troca que substitui o real.

O evento será realizado no Parque da Cidade e é resultado de parceria entre universidades públicas e privadas com objetivo de apoiar a economia solidária e o consumo consciente, através da troca de produtos como brinquedos e outros utensílios.

DESPRENDIMENTO - "Ter desprendimento para com produtos que estão sem utilidade em casa e a perspectiva de se comercializá-los através de uma moeda de troca (Grão) com uma lógica de economia solidária é uma prática de consumo consciente", afirma Débora Nunes, Adjunta para Extensão Comunitária da Reitoria da Universidade Salvador (Unifacs).

O brechó chega ao quarto ano de existência e pretende movimentar 50% a mais de produtos em relação ao ano anterior. "No ano passado foi um evento urbano, com 5 mil produtos e cerca 2 mil pessoas circulando no local. Para este ano, a expectativa é um aumento de cerca de 50%", calcula Débora, que também é presidente do Fórum de Extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) Particulares.

O ideal é que os produtos sejam levados para troca, pelo menos, uma semana antes do evento, para que sejam separados e armazenados para posterior alocação nas barracas temáticas.


Para mais informações os interessados podem encaminhar um email para o endereço eletrônico aec@unifacs.br ou entrar em contato pelos telefones 3330-4643 e 3330-4650.

Um comentário:

  1. Lu estamos montando um vídeo sobre o brechó eco solidário que a unifacs junto com outras instituições oraganizaram. Despois te consigo pra vc dar uma olhada, acho que será postado em breve na internet. Um beijos Igor

    ResponderExcluir