terça-feira, 24 de março de 2009

A vergonha do papel higiênico

Quando me formei fui morar na Inglaterra para fazer um curso de pós graduação em Planejamento Ambiental (na verdade em Environmental Decison Making). Depois de passar quase 1 ano no Reino Unido, resolvi me mudar para a Alemanha para aprender alemão. Na verdade aprendi muito mais sobre outras coisas do que a língua propriamente. Aprendi mais sobre consciência ambiental morando na Alemanha do que durante o curso na Inglaterra.

No curso refleti sobre questões técnicas e na Alemanha pude vivenciar a prática de um estilo de vida ambientalmente muito amigável. Além de ter sido muito interessante, levo essas experiências e exemplos para onde vou.

Hoje, em outro canto do mundo, durante uma reunião em Caetité (sudoeste da Bahia) me perdi na contagem de vezes que citei exemplos do que presenciei na Alemanha.

O menino na fila do banco dando uma lição no pai sobre lixo, a distribuição do Gelb sack, as garrafas de refrigerante retornáveis... Mas um fato muito interessante é a compra do papel higiênico.

Como os supermercados não fornecem sacolas plásticas para os clientes, as compras devem ser levadas conforme a preferência do cliente. Ou seja, pegue seu mochilão de trekking, seu carrinho de compras de vovó ou até mesmo o carrinho de seu bebê e se vire!!!

Eu, particularmente, era adepta das mochilas e por isso, enfrentava a “vergonha do papel higiênico”. Imaginem a cena da pessoa andando pelas ruas de Bremen com uma mochila lotada nas costas e um pacote de 12 rolos de papel higiênico embaixo do braço. Confesso que nas, pelo menos, três primeiras vezes me senti esquisita. Mas passou rápido ao ver que eu não era a única. Era na verdade uma na multidão, ou melhor, uma nação de carregadores de papel higiênico!

Outro dia me peguei no supermercado estranhando o fato de não ter escondido aquele pacote obsceno dentro de um saco (não cabia nas minhas sacolas, tão pouco no saco plástico do supermercado). Mas logo lembrei de minhas andanças por Bremen com o bendito estampado em minha cara e conclui que obsceno mesmo é carregar sacolas de plástico.

3 comentários:

  1. ahhahahahhahahah... muito bom, mas venha cá... carregar 12 rolos de papel é pra deixar qualquer um com vergonha rapaz. Não podiam ser uns 6 não? hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Para ter que carregar de novo duas semanas depois? rsrs
    Se é para passar vergonha, que seja uma vez ao mês! ;)
    Bj Dan!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Lú, acho que estamos longe disso... Tenho minhas "sacolas ecológicas" e as levo todas as vezes que vou ao supermercado para não usar mais as sacolas de plástico, mas não posso vacilar com os embaladores que insistem em usar as sacolas plásticas. Sempre tenho que falar: Ei moço, é para colocar direto na sacola (ecoógica), é exatamente por isso que comprei essas sacolas, para não usar mais as de plástico. Do que adianta os supermercados venderem essas "sacolas ecológicas" se eles não treinam seus colaboradores, eles poderiam ser multiplicadores dessa idéia,mas nem sabem para que elas servem...

    ResponderExcluir