quarta-feira, 11 de março de 2009

TerraCycle

Hoje recebi um email sobre Tom Szaky. Imagino que ao falar de Tom Szaky, algumas pessoas devem reagir da mesma forma que eu: Tom quem??

Para mim, nesse momento de deslumbramento completo em que me encontro, Tom Szaky e Jon Beyer deveriam ser considerados os gênios do ano! Deveriam ganhar mil prêmios pela criatividade, empreendedorismo, obstinação e inovação com que desenvolveram seu trabalho.

Para explicar um pouco mais sobre minha indicação à mil prêmios:

Tom Szaky e Jon Beyer são os fundadores da TerraCycle. De novo: Terra o que??

A TerraCycle foi fundada em 2001 por dois estudantes da Princeton University que tiveram a idéia de processar lixo e transformá-lo em um produto útil.

Segundo o próprio site, o Plano de Negócios da empresa foi elaborado inicialmente para ser apresentado em um concurso patrocinado pelo Clube de Empreendedores de Princeton.
Os dois estudantes resolveram criar o que chamaram de “Worm Gin” e para tanto acordaram com o restaurante universitário de Princeton que receberiam e processariam todo o lixo produzido. A utopia: construir uma empresa economicamente bem sucedida e ao mesmo tempo ambiental e socialmente responsável.

Em 2003 participaram do concurso Carrot Capital business plan, ganharam U$ 1 milhão e (pasmem!) recusaram o prêmio porque não gostaram do direcionamento que a Carrot Capital queria dar ao negócio.

Depois de participar de outros concursos e receberem recursos de financiadores pontuais, a empresa começou, em 2004, a comercializar seus produtos no site da loja The Home Depot. Em 2005 as vendas foram expandidas à redes como Whole Foods, The Home Depot Canada, Wal-Mart Canada.

TerraCycle foi reconhecida pela revista Red Herring como uma das 100 empresas mais inovadoras e recebeu o prêmio “Environmental Stewardship” da The Home Depot Canada.

A idéia é produzir fertilizantes naturais e orgânicos provenientes de húmus (cocô de minhoca) e vender o produto em garrafas pet reutilizadas. Eles apenas (pasmem novamente!) mudam o rótulo.

As garrafas chegam assim:
E saem assim:
Chegam assim:

E saem assim:

E o melhor é que a idéia de reutilização é usada em toda cadeia de produção! As caixas de papelão usadas para empacotar e transportar os produtos são oriundas de outras fábricas que não as utilizaram por “defeitos” de impressão.

Fantástico! Vale muito a pena conferir!

Divirtam-se:
http://www.terracycle.net/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário