segunda-feira, 9 de março de 2009

Parte II

1- The Green Building Council/GBC - Brasil

http://www.onedegreeless.org/

A campanha já está no ar e todos podem assistir a propaganda nas principais emissoras de televisão.

O GBC Brasil foi criado em março de 2007 com o intuito de apoiar o desenvolvimento da indústria de construção brasileira. Para tanto, repassa informações sobre construções verdes e sobre técnicas que reduzem o impacto das construções. O foco da campanha que está passando na televisão é o simples, mas importante, ato de pintar os tetos das construções de branco. Segundo informações do site, pintando o teto com tinta refletiva, é possível uma redução de mais de 40 graus Fahrenheit da superfície pintada em um dia de verão. As coberturas brancas podem refletir de 70 a 80% da energia do sol e reduzir em 20% os custos com ar condicionado. Uma solução simples, com um grande resultado.

2- Freecycle

http://www.freecycle.org/

O Freecycle é formado por mais de 4.694 grupos distribuídos pelo mundo todo. O objetivo do movimento é reunir pessoas que desejam coordenar doações de qualquer coisa. Isso mesmo! Qualquer coisa!

Acho que não preciso escrever sobre consumismo para justificar uma iniciativa como essa. É óbvio que consumimos muito mais do que realmente precisamos. Praticar o consumo consciente é um exercício árduo, mas imprescindível.

3- Nova versão do site da Philips

http://www.sustentabilidade.philips.com.br/

Viviane Assunção, eterna colega de trabalho e grande amiga, me enviou o link para a nova versão do site da Philips. O que mais gostei no site foi o fato deles terem criado uma área específica para Responsabilidade Individual.

Eu acredito piamente que para que uma empresa trabalhe com conceitos como Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Relação com Comunidades, etc., é imprescindível que os integrantes de suas equipes tenham internalizado esses conceitos. Isso é claro, se o objetivo da instituição, em relação às ações de desenvolvimento sustentável, estiver voltado para resultados concretos e não apenas marketing.

Segundo o site, a Philips acredita que “desenvolvimento sustentável é um processo que começa dentro da empresa. Por meio do comprometimento pessoal, um futuro sustentável poderá ser construído pela soma de esforços individuais e do exercício da cidadania”.

Espero que sirva de motivação para indivíduos e empresas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário